sábado, 29 de novembro de 2025

Poty com o grupo 3 Palavrinhas

Quando o grupo Três Palavrinhas visitou nossa escola pela primeira vez, representado pela coordenadora Nathália, fiquei surpresa. Perguntei: “Como chegaram até nós?”. Que privilégio! Os Três Palavrinhas é um canal divertido, criado para exaltar e declarar o amor de Deus. Nasceu com o propósito de modernizar e eternizar as canções que fazem parte do universo infantil cristão. Foi criado por Samuel e Ádila Mizrahy. Na turma, quase todas as crianças se veem representadas: brancas, negras, e também crianças com necessidades educacionais especiais. É o canal mais assistido do momento, com milhões de seguidores, inclusive eu sou uma delas! Muitas músicas cantadas em nossa escola, são desse grupo, justamente por tratarem de conteúdos que falam do amor de Deus.

Assim que Nathália veio conversar comigo, percebi que era a oportunidade de conhecer mais sobre o canal. Depois de trocarmos algumas ideias, já me senti à vontade para falar da possibilidade de incluir uma personagem indígena na turma. Fiquei imaginando a proporção disso, todos que acessassem o canal poderiam assistir a uma criança indígena, junto com os outros. 
Não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro poderá saber que existimos e resistimos, porque também somos amados e cuidados por Deus. Eles poderão ver que Deus ama a diversidade, que não tem preconceito, Ele nos ama e nos inclui.

Embora a mídia apresente versões da nossa história, muitas delas não nos representam. Os livros que descrevem o indígena estão distantes da realidade. As pessoas, em geral, não sabem que estamos aqui, queremos ser vistos, queremos ser incluídos na sociedade.

Decidi, então, gravar um vídeo pedindo a possibilidade de incluírem uma personagem indígena nos Palavrinhas. Expliquei a importância dessa representatividade para nossas crianças indígenas. A Nathália prontamente recebeu o vídeo, prometeu refletir sobre o assunto e contou que planejava trazer os personagens para fazer um show na nossa escola, em comemoração ao Dia das Crianças. Seria um dia único, pois os personagens Sara, Miguel e Davi viriam até nós. Depois de alguns dias, chegou a resposta tão aguardada, e sim, seria possível incluir uma personagem indígena na turma. Pensei: “Que maravilha”. Algo quase inacreditável, mas tivemos uma condição, a coordenadora Nathália, explicou que precisaríamos ajudar a criar a personagem.

A partir desse momento, mais professores se envolveram para decidir o nome. Surgiu então o nome Poty, que significa “Flor”. Poty será uma menina indígena do Brasil, que ama plantas e vive colecionando sementes por onde passa.

No dia 16 de outubro, o grupo 3 Palavrinhas realmente fez um show na Escola Mitã Rory. Antes da apresentação, os alunos assistiram a uma prévia da participação da Poty em um videoclipe criado pelo Instituto Três Palavrinhas.
No videoclipe, Sara e seus amigos conhecem uma nova amiguinha que mora em uma aldeia no Mato Grosso do Sul. Eles se conhecem, logo se tornam amigos e começam a passear pelas matas. Foi um momento inesquecível, em que nossas crianças tiveram o privilégio de assistir, ao vivo, aos personagens se apresentando. Todos nos divertimos juntos nesse dia, tiramos fotos e, principalmente, e com a sensação de pertencimento, pois vimos nossa cultura sendo valorizada. E por fim,  a coordenadora Nathália comunicou que a estreia da personagem indígena Poty nas telinhas foi no dia 31 de outubro de 2025.
E se alguém, neste momento, entrar no YouTube e digitar “3 Palavrinhas”, já poderá ver a Poty estampando as capas das lives do canal. 

Por Sônia Aquino Cáceres

Graduada em Ciências Biológicas, com 14 anos de magistério, hoje está na gestão escolar, na Escola Municipal Mitã Rory

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.