sexta-feira, 26 de junho de 2026

Cantinho da Leitura na sala de aula

Um espaço para novas descobertas e aprendizado

Na Escola Municipal Antônio Pinto da Silva, cada sala de aula conta com um Cantinho da Leitura, organizado e estruturado pelos professores regentes de cada turma, constituindo-se como uma das ações desenvolvidas pela escola para incentivar a leitura, fortalecer o letramento e ampliar as experiências de aprendizagem dos estudantes.

Hoje destacamos a turma do 2º ano C, sob a orientação da professora Simone Regina Bourscheidt, que tem vivenciado momentos significativos de aprendizagem e encantamento por meio das atividades realizadas no Cantinho da Leitura da sala de aula.

A partir do contato com diferentes tipologias e gêneros textuais, como contos, fábulas, poemas, bilhetes, receitas, parlendas e notícias, os estudantes ampliam o vocabulário, desenvolvem a compreensão leitora e percebem que cada texto apresenta características e finalidades próprias. Essas vivências despertam a curiosidade, estimulam a imaginação e fortalecem, desde os primeiros anos escolares, o prazer e o interesse pelo mundo da leitura.

Mais do que aprender a decodificar palavras, as crianças estão desenvolvendo a capacidade de interpretar, refletir, expressar ideias e comunicar-se com maior autonomia. O Cantinho da Leitura tornou-se um espaço de descobertas e aprendizagens, onde cada livro representa uma oportunidade de conhecer novos mundos, ampliar saberes e contribuir para a formação de leitores críticos, criativos e encantados pela literatura.

Cantinho da Leitura na sala de aula

A leitura transforma, inspira e abre caminhos para a construção de um futuro repleto de conhecimento e possibilidades. É assim que, diariamente, a turma da professora Simone constrói uma bonita trajetória de aprendizagem, imaginação e encantamento por meio dos livros. 

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.