Com o objetivo de aproximar mães dos estudantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) a partir do ensino de técnicas de costura, a instituição tem realizado semanalmente a Oficina de Costura, uma oportunidade para que elas troquem experiências entre si enquanto aprendem a se profissionalizar. Sob a supervisão da proprietária do Ateliê Xicamaria, a professora de corte e costura Maria Eunice dos Santos Ávila e da assistente social Dalvina Francisco, a primeira turma da Oficina iniciou em maio, e já tem mostrado resultados. São confeccionados nécessaire, bico de pano de prato, barrado de toalha, bolsas, bonecas, ursinhos, lembrancinhas, peso de porta, luvas para pegar panela, descanso de panela, puxa saco entre outros.
Sempre às sextas-feiras à tarde, enquanto seus filhos estão na escola, as mães inscritas na Oficina se reúnem para exercitar corte e costura e conversar sobre seu cotidiano. “O projeto busca mudar a realidade dessas famílias, levantando a autoestima e proporcionando melhor qualidade de vida, seja, emocional ou financeira. Melhorando inclusive o relacionamento familiar, que muitas vezes encontra-se desgastado, devido à carga emocional e às dificuldades vividas por elas.
E todos os nossos projetos visam chegar às famílias em diversos aspectos, tanto no incentivo ao desenvolvimento do educando, como no cuidado social. A Oficina de Mães, assim como as outras oficinas que realizamos na APAE, tem essa finalidade, orientar para o aprendizado de uma nova atividade, que pode resultar inclusive na geração de recurso financeiro para essa família, proporcionando também uma troca de vivências e suporte emocional, psicológico e social, que elas recebem da instituição por meio das nossas profissionais.
Costurar é uma atividade social, unindo pessoas para compartilhar habilidades, ideias e o amor pela criatividade. Participar das aulas é uma ótima maneira de formar laços fortes com as famílias apaeanas.
Reforça o compromisso da APAE em oferecer experiências enriquecedoras, que ampliam o repertório cultural das participantes e estimulam sua expressão artística.



