Estamos chegando à metade do ano letivo, um momento ideal para olhar para trás e perceber quantas experiências, aprendizados e conquistas já fizeram parte desta caminhada. Entre aulas, projetos, pesquisas, comemorações culturais e novos desafios, cada estudante construiu memórias e descobertas que contribuíram para o seu crescimento dentro e fora da sala de aula.
Nesta edição da Conexão Raiz, as alunas-colunistas da Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá compartilham um pouco de suas vivências nos dois primeiros bimestres. Em seus relatos, elas contam sobre os conteúdos que aprenderam, as amizades que fortaleceram, as dificuldades que superaram e as expectativas para o futuro, mostrando que a educação é uma jornada construída a cada dia, com dedicação, sonhos e muitas descobertas.
TAINARA

Minha jornada nos primeiros bimestres
Durante o primeiro semestre, aprendi muitas coisas novas na escola. Nas aulas, desenvolvi melhor a minha leitura, a escrita e o raciocínio. Também participei de diferentes atividades com a minha turma. Um momento muito especial foi a Semana dos Povos Indígenas, na qual aprendi sobre a sua cultura, costumes e importância, descobrindo como eles contribuem para a formação do nosso país.
Além disso, participei dos projetos realizados pela instituição. Essas atividades me ajudaram a aprender de uma forma mais divertida. Os professores também me ensinaram muitas coisas importantes; fiz novas amizades, compartilhei momentos incríveis e estou muito feliz com tudo o que vivi até aqui.
Outro ponto marcante é que me tornei uma das colunistas da escola, o que é muito importante para mim. Gosto muito de escrever e de compartilhar minhas ideias através dos textos que produzo, pois isso me ajuda a desenvolver ainda mais a minha criatividade.
Bom, agora que as férias de 15 dias estão chegando, pretendo descansar e aproveitar ao máximo o tempo com a minha família e amigos. Quero assistir a filmes, ouvir música, passear e me divertir. Vou usar esse período para relaxar e voltar às aulas com mais disposição e vontade de aprender. Espero aproveitar bastante esse descanso e criar ótimas memórias!
Liliane Nunes

Já estamos na metade do ano e o tempo está passando muito rápido. Essa jornada tem sido como uma verdadeira maratona de descobertas. Entre as aulas no período da tarde e os desafios de cada matéria, enfrentei uma grande correria. Durante esses dois primeiros bimestres, aconteceram diversas atividades diferentes aqui na escola. Como este é o meu primeiro ano estudando aqui, tudo tem sido incrível, especialmente as aulas diferenciadas e as comemorações de datas importantes para nós, indígenas.
No primeiro bimestre, confesso que foi um pouco difícil me adaptar a essas novas experiências. Tentei organizar minha rotina para dar conta de tudo: os estudos, as provas e aquele tempinho bom para me exercitar, o que é fundamental para o nosso bem-estar. Já no segundo bimestre, as coisas começaram a fluir melhor. Aprendi que, quando nos organizamos, sobra um espaço precioso para cultivar nossos interesses pessoais — como a pesquisa que tenho feito sobre a história dos povos indígenas, que tem sido uma descoberta fascinante e cheia de significado para mim.
Sobre as nossas aulas, sinto que vivemos momentos bem intensos. Algumas matérias nos desafiaram a pensar de formas diferentes, enquanto outras trouxeram reflexões que vamos levar para a vida toda. Foi muito interessante ver como os professores trouxeram temas atuais para a nossa realidade, fazendo com que o conteúdo saísse do papel e ganhasse um sentido muito maior no nosso cotidiano.
Mariane

Durante o primeiro e o segundo bimestre, aprendi muitos conteúdos importantes em diferentes disciplinas. Em Língua Portuguesa, estudei interpretação de textos, produção de redação, funções da linguagem e gêneros textuais, o que me trouxe a oportunidade de compreender melhor as ideias principais de um texto e de organizar argumentos em produções escritas.
História foi a matéria na qual eu mais me destaquei. Estudei acontecimentos importantes que contribuíram para a formação das sociedades e compreendi melhor como o passado influencia o presente.
Já em Geografia, aprendi sobre hidrografia, irrigação, poluição no Brasil, relevo, povos indígenas e questões relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas.
Mikaely

Meu primeiro semestre no Ensino Médio
Neste segundo semestre, sendo o meu primeiro ano no Ensino Médio, aprendi muitas coisas novas. Confesso que tive um pouco de dificuldade, pois os conteúdos são um pouco diferentes do que eu estava acostumada.
O primeiro bimestre foi uma surpresa para mim, tanto em relação aos conteúdos quanto às provas. Foi um período tenso e que passou muito rápido, mas consegui aprender bastante.
Já no segundo bimestre, sinto que aprendi apenas algumas coisinhas; foi mais como uma revisão para mim. Isso aconteceu porque tivemos os ensaios da festa junina e outras atividades, além da entrega da nossa primeira redação do semestre.
Para os próximos bimestres que virão, estou esperando ansiosamente para aprender cada vez mais. Confesso que sei que posso ter algumas dificuldades, mas vamos ver como será. Não sei se depois das férias ainda estarei estudando aqui na Escola Mbo’eroy Guarani Kaiowá, pois estou pensando em me mudar. De qualquer forma, nestes 15 dias de férias teremos um acampamento que estou esperando ansiosamente!

