sábado, 29 de novembro de 2025

Gazeta Educação: o jornal que faz parte do dia a dia das escolas

Ao longo do ano letivo, professores e alunos transformaram o jornal em aliado da aprendizagem, da leitura e do reconhecimento da própria história

Durante todo o ano de 2025, o jornal Gazeta Educação esteve presente, de forma intensa, nas escolas de Amambai, consolidando-se como material didático e espelho da própria comunidade escolar.

O uso do jornal em sala de aula é uma ferramenta poderosa para aproximar os alunos da realidade e dar sentido ao que aprendem. Ao trabalhar com notícias, reportagens e imagens, o professor estimula a leitura crítica, a interpretação de textos e o desenvolvimento da argumentação, competências essenciais para a formação cidadã. Além disso, o jornal valoriza o que acontece na própria comunidade, permitindo que os estudantes se reconheçam nas páginas, compreendam melhor o contexto em que vivem e percebam que também são protagonistas das histórias que ali são contadas.

Exemplo disso foi registrado na Escola Municipal Mitã Rory, onde a edição de novembro da Gazeta Educação chegou às mãos dos alunos e uma estudante foi fotografada em leitura atenta da matéria sobre a criação da personagem Poty, inspirada na comunidade local. A cena reforça o papel do jornal como espaço de pertencimento, memória e valorização da cultura de Amambai.

Ao longo do ano, muitos momentos como esse foram registrados e alguns viraram matéria, retornando às mãos dos alunos. Em julho, por exemplo, a reportagem “Ver-se no jornal: uma experiência inesquecível para os pequenos leitores” retratou a alegria dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Polo João Rodrigues ao se verem na edição de junho do jornal.

Trabalhos como o da professora Julielma, do 2º ano A da Escola Municipal Marlene Vilarinho, que explorou a estrutura da notícia utilizando a edição de agosto da Gazeta Educação, ou do professor Pedro, da Escola Municipal Polo João Rodrigues, que em fevereiro trabalhou com seus alunos do 5º ano matutino interpretação, reescrita e ilustração do texto “O galo Bartimeu volta às aulas”, mostram como o jornal se transforma em um importante aliado do professor e em um recurso concreto para tornar a aprendizagem mais significativa.

Foram muitos os momentos como esse, registrados ao longo de 2025, nas escolas de Amambai, cada um revelando um pouco da rotina e da criatividade de alunos e professores. Essa dinâmica reforça o compromisso da Gazeta Educação em caminhar junto com as escolas, contribuindo para uma educação de qualidade, viva, próxima da realidade dos estudantes e aberta ao diálogo com o mundo.

Patrícia Rocha

Gazeta Educação: o jornal que faz parte do dia a dia das escolas
Gazeta Educação: o jornal que faz parte do dia a dia das escolas
Gazeta Educação: o jornal que faz parte do dia a dia das escolas
Gazeta Educação: o jornal que faz parte do dia a dia das escolas

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.