A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada anualmente de 21 a 28 de agosto, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os direitos, a inclusão e as necessidades das pessoas com deficiência, combatendo preconceitos e promovendo a implementação de políticas públicas inclusivas. A edição 2025 da campanha tem como tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!” tendo sido construída pelos auto defensores.
Neste ano a APAE de Amambai contou com a seguinte programação: carreata, culto ecumênico com apresentações culturais do projeto da Atividade Complementar, Ballet C&A da Dança, Grupo Mirim do CTG, piquenique, Festa da alegria, salas temáticas, cinema com pipoca, passeio no Clube Tereré, zumba e contação de histórias.
A mobilização buscou sensibilizar a comunidade para o combate ao preconceito e à discriminação, reforçando que a inclusão é responsabilidade coletiva. A Semana Nacional não se encerra no calendário, mas deve inspirar ações permanentes em prol da dignidade, da autonomia e da plena participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade.
Essa semana representa um marco anual para reforçar o debate sobre acessibilidade, equidade e cidadania. “Não se trata apenas de uma agenda de eventos, mas de uma oportunidade de reflexão sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade inclusiva”.
Nós, enquanto professoras da Escola Especial Renascer, temos como missão ver nossos estudantes inseridos na sociedade, participando e opinando.
Professoras: Nilde Tobias Malacarne e Silvia Faravelli de Almeida


















