sábado, 6 de setembro de 2025

Matemática divertida com jujuba

A Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado destaca o trabalho realizado pela professora Rosangela Solei, desenvolvido com os sólidos geométricos nesse mês de agosto, com estudantes dos 5º anos.

O trabalho foi elaborado de forma lúdica, o que ajuda os estudantes a aprenderem a classificar os sólidos geométricos em poliedros (cubos, pirâmides, prismas) e não poliedros (esferas, cilindros, cones), a identificar as características dos sólidos, como número de faces, arestas e vértices e a planificação.  A professora utilizou como material pedagógico a jujuba, que pode ser uma abordagem divertida e interativa para os estudantes dos quintos anos, e assim desenvolver as habilidades espaciais essa atividade, ajudando-os a visualizar e manipular formas tridimensionais. Os estudantes trabalharam em grupos para criar e identificar as formas; logo foram organizados para discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos. 

Os benefícios são um aprendizado prático com a manipulação de objetos concretos, ajudando os estudantes a entender melhor os conceitos geométricos; as jujubas podem tornar a aula mais divertida e interativa, além de ajudar a resolver problemas, como calcular o volume ou a área de superfície de um sólido. O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem das crianças, como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.

Matemática divertida com jujuba

Leia também

Última Edição

Últimas Notícias

Olá! Selecione um contato.